Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Foi Pesquisadora e Consultora do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e da Sociedade Brasileira de Silvicultura e Professora credenciada da Pós-Graduação em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2001 A 2006). De janeiro de 2005 a janeiro de 2009 foi funcionária da Votorantim Celulose e Papel (VCP). Atualmente é consultora na área socioambiental (Prática assessoria Socioambiental), Assessora do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais onde coordenou o Grupo de Trabalho de Apoio a Políticas Públicas Florestais (GTPP) de 2012 a 2018. Professora convidada no Mestrado Profissionalizante da Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS-IPE). Professora credenciada do curso de Pós-graduação em Recursos Florestais na FCA/UNESP.
Laboratório de Inovações em Sustentabilidade (SILC) - Universidade do Colorado.
Gunars Platais vem se especializando, nos últimos 30 anos, em integrar a gestão e conservação ambiental e de recursos naturais nos processos de política e tomada de decisão. Considerando que a linguagem de tomada de decisão é tipicamente de economia e finanças, Gunars investiu na tradução do valor do mundo natural e dos serviços que ele fornece em quantidades tangíveis para fornecer aos tomadores de decisão ferramentas para ajudar a entender o valor de nossa base de recursos naturais e o impacto econômico da degradação ambiental. As ferramentas usadas para realizar essas traduções variam de avaliação econômica direta a instrumentos financeiros inovadores (como pagamento por serviços ambientais), a contabilidade verde nacional e títulos verdes, na América Latina e Caribe, África, Ásia e Europa.
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo / Unidade de Gestão de Projetos.
Engenheira Agrônoma e Mestre pela ESALQ/USP, atua desde 1987 na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, tendo exercido diversas funções nas áreas de florestas, biodiversidade, restauração ecológica, licenciamento ambiental, fiscalização, planejamento, formulação de políticas públicas e gestão de projetos. Foi Coordenadora de Proteção de Recursos Naturais (1995/1999), Coordenadora de Biodiversidade e Recursos Naturais (2008/2011), membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente- CONSEMA (1995/1999 e 2008/2011), membro da Câmara Técnica Permanente de Controle Ambiental do Conselho Nacional de meio Ambiente – CONAMA (1996/1999), Vice Presidente do Fundo Florestar (1995), Coordenadora da Câmara Técnica de Biodiversidade do CONSEMA- CTBio (2008/2011), Coordenadora da Comissão de Proteção das Águas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CTPA (2009/2010) e Coordenadora do Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (2010/2012). Atualmente na Unidade de Gestão de Projeto coordena o Programa Nascentes, as ações da SIMA no Projeto Conexão Mata Atlântica.
Plenária 2: 30/11 | O papel da biodiversidade: restauração, conservação e provisão de serviços ecossistêmicos
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1979), mestre em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1986) e doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Fez pós-doutorado junto ao Royal Botanic Garden, em Edinburgh, Escócia. É pesquisadora científica VI e membro do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo, e professora credenciada junto aos Programas de Pós-graduação em Ciência Florestal, UNESP, Botucatu e Ecologia, na UNICAMP. É membro do corpo editorial dos periódicos Restoration Ecology, Journal of Ecology, Applied Vegetation Science e Hoehnea. É membro fundador da Sociedade Brasileira para a Restauração Ecológica - SOBRE. Desenvolve pesquisas em regiões de Cerrado e Mata Atlântica, atuando especialmente em Ecologia de Ecossistemas e Ecologia Aplicada à conservação e restauração ecológica. Incluída entre os Top Ecology and Evolution Scientists in Brazil em 2022 (ranqueados pela plataforma Research.com, nº 53) e finalista do Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas do Estado de SP (2022).
"Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Vegetal, com ênfase em Ecologia Evolutiva e Ecologia Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e evolução de sementes, ecofisiologia vegetal comparada, interação animal-planta e ecologia conservação de vegetações associadas a afloramentos rochosos.
Professora no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com um doutorado-sanduíche na Universidade Técnica de Munique. Desenvolve pesquisas sobre ecologia de comunidades, tanto em vegetação campestre quanto florestal, abordando padrões e processos associados à dinâmica de distúrbios e sucessão, diversidade de espécies e diversidade funcional. Também atua no desenvolvimento e transferência de conhecimento teórico adquirido para estudos práticos com a Ecologia de Restauração.
Plenária 3: 01/12 | Restauração ecológica no contexto das mudanças climáticas
Consultora sênior da Palladium Brasil na área de florestas e uso da terra, Coordenadora Brasileira do Programa Neotropical da ELTI - Environmental Leadership & Training Initiative, da School of the Environment da Universidade de Yale, Colaboradora do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. Tem experiência com levantamentos etnobotânicos e fitossociológicos, recuperação de áreas degradadas, adequação ambiental de propriedades rurais, planejamento e implantação de corredores ecológicos, criação, manejo e implementação de unidades de conservação, planejamento ambiental aplicado à conservação da biodiversidade, principalmente no âmbito do Corredor Central da Mata Atlântica. Vice líder do grupo de pesquisa CNPq RECONECTA - Restauração Ecológica, Conservação e Conectividade, vice líder do grupo de pesquisa CNPq GEMA - Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental, sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica - SOBRE e atualmente membro da World Commission on Protected Areas da International Union for Conservation of Nature - IUCN WCPA.
Mariana Vale tem doutorado em Ecologia pela Duke University (EUA), mestrado em Biologia da Conservação pela Columbia University (EUA) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010 é professora do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e credenciada nos Programas de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ (PPGE) e UERJ (PPGEE). Atualmente é membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e do do Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) da ONU; coordenadora da Sub-rede de Biodiversidade da RedeCLIMA (MCTI); membro do Conselho Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (INCT EECBio) e da coalizão internacional para Prevenção de Pandemias na sua Origem (Preventing Pandemics at the Source); e editora associada da revista científica Frontiers in Ecology and Evolution. Presidente da Seção da América Latina e Caribe da Society for Conservation Biology e membro do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação da Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas, análises espaciais, serviços ecossistêmicos, biodiversidade tropical, vertebrados, Mata Atlântica e Amazônia.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Ecologia pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2009). Desde 2011 é Professor/Pesquisador na UFPE; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação e pesquisador colaborador do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. É coordenador do Laboratório de Ecologia Aplicada e Eco-socialista.